Afinal, que habilitação é a mais apta a lidar com as mídias sociais corporativas?

mar 11 2011 Published by under Comunicação

A fim de entendermos que habilitações de comunicação social e afins são mais reconhecidas como as mais aptas a lidar com as mídias sociais corporativas por alguns usuários de mídias sociais, realizamos uma sondagem de opinião com tais representantes, entre os dias 03 a 10 de Março de 2011, via questionário on-line disponível no Twitter (<http://twitter.com/carolterra/status/43674597849182208>) e Facebook (<http://www.facebook.com/carolinaterra/posts/101656213249599>) da pesquisadora. A chamada para a resposta da sondagem contou ainda com réplicas no Twitter e diversos comentários no Facebook. Obtivemos, ao todo, 137 respostas.

Análise e discussão dos resultados

Iniciamos o inquérito questionando qual seria a finalidade maior de um perfil corporativo de mídias sociais: relacionamento teve grande destaque com 79% das preferências, seguido por diálogo (12%); divulgação de notícias, lançamentos, promoções etc. (5%); e reclamações, sugestões e críticas (1%). O item outros, com 3% das respostas, apontou também questões de estratégia para a empresa e todas as alternativas anteriores.

Perguntamos qual seria a habilitação mais adequada para lidar com as mídias sociais corporativas e os respondentes só podiam escolher uma alternativa: a área de Relações Públicas foi apontada por 60% dos participantes da pesquisa; seguida pela de Publicidade e Propaganda com 21% das preferências; de Jornalismo com 11% das respostas e de outras áreas com 8%. Apareceram como respostas para o item outros a área de estudos de mídia, mídias sociais, design e outras que tenham o perfil adequado à função independente da formação.

Também pedimos aos participantes que elegessem apenas uma formação profissional dentre as possíveis para que fosse a comandante maior da área de mídias sociais corporativas, ou seja, aquela que tivesse mais aptidão para conduzir atividades organizacionais no ambiente das mídias sociais. Novamente, o destaque foram as Relações Públicas com 53% das escolhas, seguidas pelo Publicitário/Marketeiro, com 29%; Jornalista com 12% e a opção outra formação profissional com 6%. Por outras formações profissionais, os respondentes apontaram analistas de mídia, o que nos pode nos destacar uma nova possibilidade de curso para o mercado, não necessariamente em nível de graduação.

Considerações finais

Trata-se de um campo inegável de atuação para os profissionais de Comunicação Social, sobretudo para as Relações Públicas e para a Comunicação Organizacional, pois, para estarem presentes nestes ambientes digitais, a organização precisa de planos de presença, engajamento e relacionamento com seus públicos.

7 responses so far

Facebook Comentários

  • Pedro Prochno disse:

    Olá Carol, como vai?

    Apesar de ter participado da pesquisa não lembro se ela perguntava qual a profissão/formação dos entrevistados. Acho que este poderia ser um dado interessante para cruzar com os que colocou aqui no Post. Poderia nos ajudar a entender se RP se destacou por “bairrismo” ou pq realmente as pessoas entendem que é a profissão mais qualificada.

    Bjs

    Pedro Prochno
    @prochno
    http://www.blogrelacoes.com.br

    • carolterra disse:

      Oi, Pedro, tudo bem? Agradeço a visita e o comentário. Você está coberto de razão. Acredito que foi um grande deslize. E só para reforçar: não se tratou de uma pesquisa, mas sim de uma sondagem, sem qualquer finalidade científica.

      Mas, fica a dica para as próximas!

      Beijos,
      Carol Terra – http://www.meadiciona.com/carolterra

  • Manu Ribeiro disse:

    Carol, as pessoas que responderam a pesquisa estão relacionadas ao seu twitter e face, logo estão relacionadas também a área de RP. Você não acha que esse fator influenciou o resultado?

    • carolterra disse:

      Oi, Manu, tudo bem? Sim, influenciaram, sim. Foi exatamente o que respondi abaixo para o Pedro. Nas próximas, valeria perguntar a formação dos respondentes. De qualquer forma, muita gente retuitou e expandiu horizontes. Mas, o que fica da pesquisa é que se trata de um campo de atuação para o profissional de comunicação, sem sombra de dúvidas. Abraços e obrigada pela participação.

  • Marcelo disse:

    Olá, Carol,

    Interessante… mas acho que a discussão não é de quem é a seara, mas quem é o mais preparado para isso… mesmo com todo o boom das mídias sociais, a comunicação organizacional não foi a mais rápida para absorver essas demandas, claro, agora, todos dão ouvido e voz ao fenômeno, mas se demorou um bom tempo para se despertar o interesse… Vale a discussão, de qualquer forma.
    Abraço

    • carolterra disse:

      Oi, Marcelo, talvez não haja uma formação ideal, mas um perfil ideal, certo? De qualquer forma, que características devem ter esse profissional? Isso sim, vale ser discutido! Abraços.

Deixe um Comentário sobre Manu Ribeiro Cancelar resposta