Afinal, que habilitação é a mais apta a lidar com as mídias sociais corporativas?

mar 11 2011 Published by under Comunicação

A fim de entendermos que habilitações de comunicação social e afins são mais reconhecidas como as mais aptas a lidar com as mídias sociais corporativas por alguns usuários de mídias sociais, realizamos uma sondagem de opinião com tais representantes, entre os dias 03 a 10 de Março de 2011, via questionário on-line disponível no Twitter (<http://twitter.com/carolterra/status/43674597849182208>) e Facebook (<http://www.facebook.com/carolinaterra/posts/101656213249599>) da pesquisadora. A chamada para a resposta da sondagem contou ainda com réplicas no Twitter e diversos comentários no Facebook. Obtivemos, ao todo, 137 respostas.

Análise e discussão dos resultados

Iniciamos o inquérito questionando qual seria a finalidade maior de um perfil corporativo de mídias sociais: relacionamento teve grande destaque com 79% das preferências, seguido por diálogo (12%); divulgação de notícias, lançamentos, promoções etc. (5%); e reclamações, sugestões e críticas (1%). O item outros, com 3% das respostas, apontou também questões de estratégia para a empresa e todas as alternativas anteriores.

Perguntamos qual seria a habilitação mais adequada para lidar com as mídias sociais corporativas e os respondentes só podiam escolher uma alternativa: a área de Relações Públicas foi apontada por 60% dos participantes da pesquisa; seguida pela de Publicidade e Propaganda com 21% das preferências; de Jornalismo com 11% das respostas e de outras áreas com 8%. Apareceram como respostas para o item outros a área de estudos de mídia, mídias sociais, design e outras que tenham o perfil adequado à função independente da formação.

Também pedimos aos participantes que elegessem apenas uma formação profissional dentre as possíveis para que fosse a comandante maior da área de mídias sociais corporativas, ou seja, aquela que tivesse mais aptidão para conduzir atividades organizacionais no ambiente das mídias sociais. Novamente, o destaque foram as Relações Públicas com 53% das escolhas, seguidas pelo Publicitário/Marketeiro, com 29%; Jornalista com 12% e a opção outra formação profissional com 6%. Por outras formações profissionais, os respondentes apontaram analistas de mídia, o que nos pode nos destacar uma nova possibilidade de curso para o mercado, não necessariamente em nível de graduação.

Considerações finais

Trata-se de um campo inegável de atuação para os profissionais de Comunicação Social, sobretudo para as Relações Públicas e para a Comunicação Organizacional, pois, para estarem presentes nestes ambientes digitais, a organização precisa de planos de presença, engajamento e relacionamento com seus públicos.

7 responses so far

Facebook Comentários

  • Pedro Prochno disse:

    Olá Carol, como vai?

    Apesar de ter participado da pesquisa não lembro se ela perguntava qual a profissão/formação dos entrevistados. Acho que este poderia ser um dado interessante para cruzar com os que colocou aqui no Post. Poderia nos ajudar a entender se RP se destacou por “bairrismo” ou pq realmente as pessoas entendem que é a profissão mais qualificada.

    Bjs

    Pedro Prochno
    @prochno
    http://www.blogrelacoes.com.br

    • carolterra disse:

      Oi, Pedro, tudo bem? Agradeço a visita e o comentário. Você está coberto de razão. Acredito que foi um grande deslize. E só para reforçar: não se tratou de uma pesquisa, mas sim de uma sondagem, sem qualquer finalidade científica.

      Mas, fica a dica para as próximas!

      Beijos,
      Carol Terra – http://www.meadiciona.com/carolterra

  • Manu Ribeiro disse:

    Carol, as pessoas que responderam a pesquisa estão relacionadas ao seu twitter e face, logo estão relacionadas também a área de RP. Você não acha que esse fator influenciou o resultado?

    • carolterra disse:

      Oi, Manu, tudo bem? Sim, influenciaram, sim. Foi exatamente o que respondi abaixo para o Pedro. Nas próximas, valeria perguntar a formação dos respondentes. De qualquer forma, muita gente retuitou e expandiu horizontes. Mas, o que fica da pesquisa é que se trata de um campo de atuação para o profissional de comunicação, sem sombra de dúvidas. Abraços e obrigada pela participação.

  • Marcelo disse:

    Olá, Carol,

    Interessante… mas acho que a discussão não é de quem é a seara, mas quem é o mais preparado para isso… mesmo com todo o boom das mídias sociais, a comunicação organizacional não foi a mais rápida para absorver essas demandas, claro, agora, todos dão ouvido e voz ao fenômeno, mas se demorou um bom tempo para se despertar o interesse… Vale a discussão, de qualquer forma.
    Abraço

    • carolterra disse:

      Oi, Marcelo, talvez não haja uma formação ideal, mas um perfil ideal, certo? De qualquer forma, que características devem ter esse profissional? Isso sim, vale ser discutido! Abraços.

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