A crise aconteceu, o estrago foi feito, mas será que as mídias sociais têm o poder de dar prejuízo a uma marca?

ago 27 2011 Published by under Comunicação

Tem uma pulga que não para de coçar atrás da minha orelha…depois da crise da Zara, no Brasil, fiquei matutando se mesmo com um grande evento negativo como o que aconteceu, a marca, que é um ícone no mundo todo, sofreria algum tipo de retaliação por parte dos consumidores…

Será que os fãs e clientes da marca deixaram de consumir por conta do ocorrido? Se sim, para sempre ou por algum período de tempo? O quanto as mídias sociais contribuem para o prejuízo financeiro? Ou será que estão mais para o prejuízo de imagem?

Fiquei pensando em outras crises que abalaram a confiança das pessoas e dos mercados sobre algumas organizações e realmente me perguntei o quanto eu consumiria tais marcas. Lembrei da crise da United Airlines e pensei: eu compraria uma passagem e voaria pela companhia mesmo depois de tanto descaso com a bagagem da banda? Talvez se eu não tivesse outra opção, sim. Também rememorei o caso das travas de bicicleta Kryptonite…essa, com certeza, eu não compraria…

O que faz com que a gente rejeite uma marca? Quais são os critérios para que a gente deixe de consumir pra sempre ou apenas por um tempo? O quão grave tem que ser uma crise para que o prejuízo de imagem se torne de fato financeiro? Quisera eu ter essas respostas. O fato é que em todos os casos é preciso um trabalho hercúleo de reconstrução da marca (o que muitas vezes deve até mesmo contemplar a completa mudança de nome) e de reconquista da confiança dos públicos/audiências. Além disso, ninguém quer figurar nos trending topics de forma negativa.

Acredito, ainda, que seja mais caro reaver a confiança de alguém do que tê-la pela primeira vez. Por isso, caros amigos de profissão, é melhor investir em um ótimo plano de prevenção de crises do que ter que lidar com elas mais tarde…independente se o estrago está concentrado nas mídias sociais ou tradicionais, ou, pior, em ambas!

4 responses so far

Facebook Comentários

  • Aline Patini disse:

    Oi, Carol.
    Primeiro parabéns pelo texto.
    Confesso que perguntas como estas rondam minha cabeça com uma frequência admirável. rs

    Mas também existem outras em sentido contrário, por exemplo:
    O que faz uma pessoa comprar uma Nissan Frontier, só pelo sucesso dos Pôneis Malditos? Vou além: Será que os consumidores lembram que a Propaganda dos Pôneis Malditos é da Nissan?

    Consumidor (humano) é um “bichinho complicado” (complexo), que com o passar dos anos, mudanças do meio, crenças e toda a modernização da sociedade (sociologia), faz com que passemos horas discutindo o que “cola” ou não para cada target. E mesmo assim não sabemos de fato.
    Agora o que você disse e é incontestável: Plano de prevenção de crises é sempre a melhor solução!
    Um Grande Beijo

    • carolterra disse:

      Aline, com certeza essas campanhas de impacto servem mais para gerar buzz do que qualquer outra coisa, né? Obrigada por sua participação e visita! :-) Abs.

  • beatriz disse:

    olá, adorei seu blog, ele fala de assuntos semelhantes ao meu… conheça o nosso blog sobre RP e assuntos relacionados à ela… é feito por estudantes de RP da FAAP! espero que gostem…

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