Lançamento de site, livro e vídeos marcam os 30 anos de carreira do RP Manoel Marcondes Neto

O cenário era desafiador e a verba, curta. Foi assim que em 2012, o profissional de Relações Públicas Manoel Marcondes Neto queria comemorar seus 30 anos de estrada, lançar seu website (www.rrpp.com.br), vídeos técnico-didáticos e seu quarto livro “A transparência é a alma do negócio: o que os 4 Rs das Relações Públicas podem fazer por você”.

Para isso, a estratégia foi distribuir a verba entre a mídia tradicional, na proporção de 15% e mídia digital, com 85% do total dos investimentos.

A primeira etapa consistiu na criação de uma logomarca para Marcondes que denotasse suas diferentes atividades como autor, consultor e professor-pesquisador.

Na mídia tradicional, o foco dos anúncios se deu em jornal com foco em públicos específicos de Economia, Gestão e Negócios, em veículos como O ESTADO DE S. PAULO e  VALOR ECONÔMICO. Os anúncios direcionavam o leitor para as ações interativas na internet.

No ambiente digital, foi criada uma fanpage com promoções, sorteios de livros, chats e interações. O Twitter  foi utilizado como suporte nas divulgações e o Youtube, aproveitado para a divulgação dos vídeos sobre o livro e website. Até mesmo investimentos em links patrocinados e compra de palavras no Google Adwords foram feitos para direcionar interessados na temática a encontrar informações a respeito do livro e website.

Em dois meses de ação, segundo dados da Mediterrânea Propaganda & Marketing Integrado, responsável pelo lançamento do livro e pela campanha, foram:

- 62.138 visualizações no Youtube

- 469 curtidas na Fanpage

- 89 seguidores adicionais no Twitter

- Matérias espontâneas publicadas em sites como Nós da Comunicação, Mundo do Marketing, Conferp, Blog Relações, RPitacos, InPress, Portal Making Of, entre outros.

Além das ações acima discutidas, a campanha ainda foi composta por banners no site PEGN, ações de sorteios e distribuição de livros, palestras, eventos e encontros em que Marcondes participou a convite de instituições diversas.

A campanha teve início em 27 de março e encerrou-se a 21 de dezembro de 2012.

One response so far

Facebook Comentários

  • Agradeço ao “RPalavreando” e à Carol Terra a publicação dessa matéria que narra, em linhas gerais, os esforços produzidos pela agência Mediterrânea para difundir um conceito (o tal “conteúdo” de que tanto se cobra produção) técnico no âmbito de micro, pequenos e médios empreendedores, além de profissionais liberais – segmento de mercado preferencial a que se dirigem o livro, o site e os vídeos – na verdade os veículos utilizados para divulgar os 4 Rs das Relações Públicas “Plenas”.

    Contar a história deste lançamento, bem como compartilhar os instrumentos utilizados e tratar de resultados e métricas, parece-me algo fundamental nesse tempo em que nos vemos imersos em inovações que querem ser alternativas de mídia para pessoas, organizações, causas, produtos e serviços, mas das quais ainda ficam indagações sem respostas – igualzinho à mídia tradicional, a qual também muito mais promete do que de fato entrega. Desafio para todos nós, comunicólogos.

Deixe um Comentário