No dia das RP, quero falar de RP 2.0

dez 02 2009 Published by under Sem categoria


Acredito que tenhamos evoluído muito nos últimos tempos em RP em função da necessidade de transparência e de comunicação por parte das organizações.

Particularmente, penso que a tecnologia tenha contribuído enormemente para esse destaque da nossa profissão.

Por isso hoje, no #diadasRP, quero falar de RP 2.0.

Relações Públicas 2.0
Em entrevista à revista Bites (2008), Todd Defren, fundador da Shift Communications, quando questionado se a comunicação corporativa tradicional estaria fadada à morte, afirmou que sempre haverá a necessidade de RP tradicional na relação com a mídia clássica. E dá como exemplos a constante necessidade de gerenciamento de crises, divulgação de assuntos relevantes e entrevistas coletivas.

No entanto, Defren (IN BITES, 2008) atribui às mídias sociais a remodelação das técnicas e filosofias e o crescimento das interações diretas entre consumidores e transparência corporativa.

Defren também define as RP 2.0 como um novo tipo que tem como premissas a interação com os consumidores e transparência corporativa. Defren bem ilustra a sua posição:
(…) no mundo on-line, a marca está exposta. Suas ações, interações e reações (para não dizer também as faltas de ações) estão sendo assistidas, criticadas – e catalogadas para sempre pelo Google.

Um novo modelo de comunicação deve pressupor:
• Que as comunicações são diretas
• Que todo consumidor tem o poder de amplificar conteúdos, opiniões e experiências
• Que pessoas compram confiança, histórias contadas pelos fabricantes
• Velocidade. A internet criou novas expectativas. A organização deve se organizar em torno de velocidade.
• O movimento da cauda longa.
• Conexão entre pessoas.
• Que as grandes idéias são os produtos, não os anúncios.
• Que para ser interessante à audiência, é preciso fazer parte da tribo, criar comunidade.
• Que a empresa é uma líder que deve levar às pessoas ao movimento.

O artigo Mídias Sociais (2008, p.2) ressalta que nunca uma área ganhou tanta importância com a mídia gerada pelo consumidor quanto as Relações Públicas.

O conteúdo gerado pelo consumidor nas resenhas que produz em sites de comércio eletrônico, nos blogs e microblogs passa a ser mídia essencial na reputação de marcas, produtos e serviços e motor de estímulo do boca-a-boca.

Outro serviço que foi potencializado ou teve de se modificar em função do advento das mídias sociais foi o serviço de atendimento ao cliente. O ReclameAqui, um serviço on-line de reclamação, registra cerca de 600 mil visitas por mês, tem mais de 8.800 empresas e 360 mil usuários cadastrados.

Portanto, RPs, vivam as RP 2.0 e o #diadasRP.

14 responses so far

Facebook Comentários

  • Tiago Zaniratti disse:

    Oi Carolina,
    poxa, hoje realmente é um dia especial. Lendo o teu post, fiquei feliz ao perceber a sintonia que tenho com o que escrevestes. Amanhã defendo meu TCC em Relações Públicas e pretendo usar uma argumentação bem próxima a que tu usa. Alias, como havia te comentado no Twitter, usei teus artigos como referências para a construção do meu trabalho. Obrigado pela inspiração e Feliz Dia Nacional das Relações Públicas

  • =) disse:

    Carol parabéns pelo post! Parabéns também pelo #diadoRP ou #diadasRP, espero que a web 2.0 continue trazendo oportunidades e mostrando a importância do profissional e da profissão de Relações Pùblicas.

    Beijos

    Amanda Meyer
    http://www.adoramosfeedback.blogspot.com

  • Anamaria disse:

    Parabéns Carol!
    Pelo dia do RP e pelo texto! Excelente. Tenho certeza o tempo de Social Media é o melhor momento da profissão de RP.
    Um abração
    @Anissyma

  • J Estel Santiago disse:

    Olá, Carol!

    Parabéns para você e para todos nós, relações públicas!

    Penso também que com a web 2.0 o nosso trabalho ficou mais bem visto pelos outros profissionais, já que ficou perceptível a influência da opinião (individual ou coletiva) nas ações tomadas.

    Como disse uma vez a profa. Sidinéia, é bom ver que nossa forma de pensar e agir com os públicos vem se disseminando!

  • Priscila Borges disse:

    Oi Carol, em primeiro lugar Parabéns pelo dia das Relações Públicas!
    e parabéns pelo post, me interesso muito pelo tema TIC e comportamento do consumidor. Obrigada pelas suas importantes contribuições.

    Abraço,

    Priscila Borges

  • Carol Terra disse:

    Gente, agradeço os comentários de vocês e gostaria de dizer que sinto um imenso orgulho de pertencer a essa comunidade de RPs engajados, ativos e conscientes do nosso papel. Não basta querer que nossa profissão seja bacana, temos que educar as organizações para isso e usar a rede pode ser uma boa saída! Abraços, Carol Terra

  • Marcia Ceschini disse:

    Carol,

    como sempre, bom posicionamento sobre RP 2.0
    Parabéns pelo nosso dia.

  • Jéssica disse:

    Oie Carol!
    Primeiramente: Parabéns! Você sempre será meu exemplo de profissional! =D

    Como sempre seu texto é sensacional! Acredito que o RP 2.0 veio pra ficar.
    Levando para o lado esportivo, falta muita informação, são poucas empresas esportivas que estão cientes do que podem realizar, algumas só pensam em monitoramento e não olham pelo lado da interação, infelizmente. Mas acredito que esse quadro logo mais irá se reverter.

    Se cuida e Parabéns novamente!
    Bjs, Jé

  • Carol Terra disse:

    Oi,Jéssica, concordo com vc de que ainda faltam informações em muitos campos de atuação das RP. Mas, cabe a nós disseminá-los e criá-los, onde não existem! Agradeço o comentário! Beijos, Carol.

  • Laís Bueno disse:

    #diadorp eba!

    parabéns pelo nosso dia!

    seus posts são sempre uma aula pra mim!

    beijos.

    ps: emdialogo responde ao rpalavreando: post feito! ;-)
    http://emdialogo.blogspot.com/2009/12/eu-rp.html
    com direito a uma breve referência a você! =D

  • Comunidade RP Brasil disse:

    Parabéns pelo nosso Dia Nacional das RPs!

    Como sempre, ótimo post!

    Abraço,

    Danielly Pontes

  • Ocappuccino.com disse:

    Carol. Obrigado pela visita e comentário no blog.

    E tá + do que provado a importânica das RP não só no 'meio tradicional', mas tb agora no 'online' e o teu texto exemplifica mt bem.

    Feliz final de #diadorp

    MATEUS

  • Laise Buranelli disse:

    Olá Carol,

    Que bom ver a sintonia entre os RPs no Brasil. Teu texto traz um foco muito interessante. Parabéns! Nos vemos pelas rede 2.0 ok… :)

    Abraço,

    Laise

  • Carol Terra disse:

    Agradeço a todos que comentaram! E que essa ação de refletirmos não pare por aqui! Abraços.

Deixe um Comentário sobre Laise Buranelli Cancelar resposta