Organicom analisa ética e comunicação nas empresas

mai 30 2009 Published by under Sem categoria


O oitavo número da Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas/Organicom já está em circulação, com o tema “Ética e Comunicação nas Organizações”. A publicação tem periodicidade semestral e é lançada numa parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências da comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP (www.eca.usp.br/posgradu/infogera), o curso de Especialização de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas/GESTCORP do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP (www.eca.usp.br/gestcorp) e a Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas/Abrapcorp (www.abrapcorp.org.br).

Em 188 páginas, o número oito inicia o dossiê pelo texto “Ética e sustentabilidade nas Relações Públicas”, do filósofo e professor da PUC/SP Alípio Casali, onde considera como principal condição da sustentabilidade dos empreendimentos a realização universal dos direitos de todos os públicos implicados na ação institucional. O professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/FEA-USP e doutor em Ciências Humanas Robert Srour escreveu “Por que empresas eticamente orientadas?”, discutindo os fundamentos sociológicos da adoção, pelas empresas, das estratégias de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade empresarial. Na seqüência, “Ética e corporações: tensões entre interesse público e privado” constitui a participação do engenheiro Gilberto Dupas, que atua como professor visitante da Universidade Paris II e Universidade Nacional de Córdoba. Para ele, a questão da ética nas grandes corporações está essencialmente ligada ao imenso poder que elas adquirem na atual lógica global e às críticas advindas de suas decisões. Logo depois, Terezinha Rios, filósofa e professora da Universidade Nove de Julho/SP, traz “A presença da filosofia e da ética no contexto profissional”, apresentando a tese de que há necessidade de trazer para o espaço das organizações e da prática dos profissionais a reflexão crítica que se dá no campo da Filosofia. É com “Ética organizacional e Relações Públicas” que o jornalista e coordenador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais/PNBE Mário Ernesto Humberg dá seu recado, onde analisa a evolução da ética empresarial e organizacional no mundo. Na finalização da seção, o texto “O bom nem sempre é o justo: responsabilidade social para além dos domínios das empresas” agrupa as visões da professora da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, Maria de Fátima Garbelini, e do jornalista e mestrando Walderes de Brito. Para eles, o termo responsabilidade social empresarial se consolida progressivamente como parâmetro de avaliação do modelo de gestão de uma empresa.

Para mais informações sobre os textos e a comprae/ou assinatura da revista, acesse www.revistaorganicom.org.br.

3 responses so far

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  • Laís Bueno disse:

    só uma obs., acho que saiu errado o título “abalisa”. não seria analisa?! ;)

    bjo.

  • Carol Terra disse:

    Corretíssimo, Lais. Já consertei. Obrigada pela dica! Beijos.

  • Anonymous disse:

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