Participei hoje, há pouco, do chat com Romeo Busarello e Gustavo Reis, ambos da Tecnisa, e debatemos sobre o relacionamento da empresa na web.
O resultado disso, vc confere no blog da Fundamento: http://www.fundamentodigital.com.br/blog/.
Recomendo também um vídeo interessante sobre a questão das reputações na web: http://br.youtube.com/watch?v=r4D6nuUyQZk.
A Tecnisa é um bom exemplo de empresas que estão dispostas a conversar com os consumidores.
Mas quero ressaltar aqui outro modelo, o Reclame Aqui. É uma prova de que a tecnologia deu às pessoas um poder antes restrito às mídias tradicionais. Internautas – qualquer um, a despeito de sua formação ou poder aquisitivo – podem partilhar informações interferindo na opinião pública e na imagem das corporações
E não adianta as organizações afirmarem que ainda vão amadurecer a idéia de se tornarem 2.0. Este movimento não depende delas, mas dos consumidores, que estão batendo na portas das empresas, querendo abrir e manter um diálogo.
As corporações deve estar prontas para se comunicar com este consumidor 2.0. É um novo tempo. Ainda não sabemos se pior, ou melhor, apenas que as regras e valores estão em transição.