O I Encontro Edelman Significa com blogueiros e especialistas de comunicação aconteceu na última semana de novembro na sede da agência, em São Paulo. Durante uma manhã, foram discutidas questões comuns aos participantes – os desafios das marcas para engajarem seus públicos em um mundo em rápida transformação, no qual as conversas estão fragmentadas e o indivíduo tem cada vez mais poder. Estiveram presentes Lívia Santos e Pedro Prochno, do Blog Relações, Maria Aparecida Ferrari, professora pesquisadora do departamento de Relações Públicas da Universidade de São Paulo, Rodrigo Capella, editor do blog PR Interview e professor nas universidades Anhanguera e UNA BH e Ricardo Saldanha, presidente do Instituto Intranet Portal e Colunista no HSM Blog/Update or Die. Pela agência, participaram Yacoff Sarkovas, CEO, Rodolfo Araújo, líder do núcleo de conhecimento e inovação, Fábio Siqueira, da área Digital e Luisa Lima, assessora de comunicação.
A diversidade de competências e especialidades levou a uma conversa rica. Entre os principais tópicos, destacam-se:
- O papel da marca para além das transações comerciais ao figurar como principal simbologia cultural de uma empresa e sua oferta, sendo o ponto de partida para a construção de relacionamentos;
- A função da comunicação neste contexto;
- A contribuição e relevância das mídias digitais e o valor estratégico dos outros meios;
- Os desafios de mensuração: como transpor a lógica quantitativa e avaliar a qualidade das relações?
- A formação dos novos profissionais de comunicação e a contribuição atual do meio acadêmico.
Os melhores momentos do encontro foram registrados no vídeo abaixo:
Destaque para os meus queridos companheiros de Blog Relações, @PedroProchno e @LíviaSantos.
Mais informações sobre a Edelman Significa: http://www.edelman.com.br/