Pela primeira vez no país, a qualidade da banda larga que as operadoras fornecem será avaliada e para isso, são necessários voluntários do Brasil todo, sobretudo nas regiões centro oeste, norte e nordeste.
A medição será por meio de um medidor, que será instalado no computador, e serão verificados: velocidade, perda de pacotes, entre outros indicadores de qualidade. Quem autorizar a instalação do equipamento vai receber um relatório mensal com a medição dos dados individuais da conexão. Para se voluntariar, basta se inscrever no site www.brasilbandalarga.com.br.
O usuário que for selecionado para o programa receberá o equipamento de medição no endereço cadastrado.
O programa por região vai permitir que a Anatel cobre, multe e, efetivamente, faça com que as operadoras melhorem a qualidade do serviço prestado. Para isto é importante a adesão de milhares de pessoas. A medição deve começar em outubro, mas é importante o engajamento de voluntários, principalmente, nos estados das regiões centro oeste, norte e nordeste, que ainda, está bem abaixo da meta da amostragem.
Não dá mais para pensar em Internet (redes sociais, blogs etc) sem uma banda larga de qualidade. Seja agente nesta mudança. O resultado da aferição será uma importante ferramenta para todos os usuários de internet no país.
Para acompanhar o projeto no Twitter, basta seguir @BRBandalarga.