Obra reúne 36 autores e terá download gratuito
Nos últimos dois meses, pesquisadores e profissionais de mídias sociais de diversas áreas reuniram-se, de modo voluntário, para a produção do ebook “Para Entender as Mídias Sociais”. O lançamento acontece no dia 25 de abril, segunda, às 17h, com a divulgação do link para download gratuito da obra nos sites:
http://paraentenderasmidiassociais.tumblr.com
http://paraentenderasmidiassociais.blogspot.com
Com o objetivo de estimular o debate em torno deste universo em plena ascensão, o livro é composto por artigos curtos, cada um deles abordando temas que atravessam as redes de relacionamento como Política, Educação, Celebridades, Jornalismo, Mobilidade, Relevância, Mercado de Agencias e tantos outros.
A publicação está dividida em 5 núcleos: Bases, sobre plataformas, linguagens, tecnologias e ambientes por onde as redes acontecem; Mercado, enfatizando assuntos ligados à comunicação e empresas; Redação, com foco ao uso das mídias sociais pelo jornalismo e seus desdobramentos; Persona, dedicado à cultura pop e seus sub-produtos e, por fim, Social, tocando em temas fundamentais para a sociedade que estão presentes de modo significativo nas redes de relacionamento.
O PROJETO
A iniciativa do projeto é da jornalista e mestre em comunicação Ana Brambilla, que assina a organização da obra. A publicação terá licença Creative Commons, sendo permitida a cópia e livre distribuição do ebook, desde que para fins não comerciais e com citação da fonte.
A capa do livro é criação do designer Rogério Fratin que, assim como os autores e a organizadora, fez todo o trabalho sem qualquer remuneração.
O modelo, conhecido como “flashbook”, é original do livro eletrônico “Para Entender a Internet”, promovido pelo pesquisador de mídias digitais Juliano Spyer, durante a Campus Party de 2009.
É o próprio Juliano Spyer quem assina o prefácio do livro, que conta, ainda, com apresentações de Edney Souza, sócio-fundador da agência Pólvora e da pesquisadora Raquel Recuero, autora do livro “Redes Sociais”.
Eu tenho a honra e o orgulho de ter um capítulo por lá também falando sobre universo corporativo e mídias sociais!
PRÓXIMOS PASSOS
Mais do que um ebook, “Para Entender a Internet” deve se tornar um projeto em constante progresso. Em compatibilidade ao modelo aberto das redes sociais, a iniciativa também deve dar espaço para outros profissionais e pesquisadores que tenham as mídias sociais como foco. Para isso, basta submeter uma proposta de artigo em um dos blogs acima citados. Os temas e textos serão avaliados com vistas à publicação de um segundo volume.
TEMAS E AUTORES – Mídias Sociais e…
NÚCLEO BASES
… Mídias Sociais Conectadas e Social Machines / Walter Lima
… Orkut ou Facebook? / Rafael Sbarai
… A “Morte” dos Blogs / Alexandre Inagaki
… Design / Rogerio Fratin
… Mobilidade / Carril Fernando
… Games / Rafael Kenski
… Social Media Day / Caroline Andreis
NÚCLEO MERCADO
… Mercado de Agências / Gil Giardelli
… Segmentação / Guilherme Valadares
… Marcas / Eric Messa
… Viralização / Ian Black
… Buzz / Thiane Loureiro
… Métricas e Avaliação de Resultados / Ricardo Almeida
… Universo Corporativo / Carolina Terra
… Mercado Editorial / Nanni Rios
NÚCLEO REDAÇÃO
… Narrativas Digitais / Pollyana Ferrari
… Jornalismo / Ana Brambilla
… Coberturas Participativas / Luciana Carvalho
… Relevância / Rodrigo Martins
… Relacionamento com o Leitor / Nívia Carvalho
… Tempo-Real no Jornalismo / Barbara Nickel
… TV / Filipe Speck
NÚCLEO PERSONA
… Celebridades / Ivan Guevara
… Moda / Gisele Ramos
… Esportes / Willian Araújo
… Música / Katia Abreu
… Fakes / Jorge Rocha
… Narcisismo / Susan Liesenberg
NÚCLEO SOCIAL
… Política / Marcelo Soares
… Administrações Públicas / Ivone Rocha
… Questões Jurídicas / Rony Vainzof
… Mobilização Social / Fernando Barreto
… Educação / Bianca Santana e Carolina Rossini
… Movimento Hacker Rafael Gomes
… Classes Populares / João Carlos Caribe
Acompanhe mais informações em @anabrambilla