Números recentes mostram o crescimento significativo do Snapchat que, por sua vez, já vale uns 16 Bilhões de Dólares. Dados de uma matéria que saiu no IDG Now há alguns dias, apontam que há uma base estimada de 150 milhões de usuários na plataforma mais volátil de todos os tempos. Outra matéria do mesmo veículo sinaliza que, de acordo com um estudo recente da comScore, 38% dos usuários de smartphone dos EUA com idades entre 25 e 34 anos agora estão no Snapchat; além dos 14% acima de 35 anos que já usam o aplicativo.
Um infográfico produzido pelo Excelacom aponta que em um minuto, quase 528 mil Snaps são produzidos, enquanto pouco mais de 38 mil posts são feitos no Instagram…
Então por que o espanto quando o Instagram (Stories) COPIA a funcionalidade do Snapchat em sua plataforma? Surpresa alguma, pessoal! Os números acima são mais do que justificativas para o lançamento da funcionalidade pelo Instagram.
E o que mais podemos destacar?
- o Instagram tem uma base de mais de 500 milhões de contas ativas (dados G1). Com isso, pode potencializar essa base oferecendo uma função que apenas o Snapchat possuía: a publicação de vídeos curtos que se apagam em pouco tempo.
- O Instagram tem a possibilidade de oferecer a funcionalidade do concorrente a um mercado que não entendia como funcionava o Snapchat.
- O Instagram tem condições de oferecer às marcas (que são quem paga a conta, afinal) a possibilidade de publicar histórias rápidas sem sair da plataforma deles. Sem que essas marcas precisem ter conta em duas plataformas de mídias sociais diferentes!
O que nos resta saber é como o Snapchat vai reagir a uma investida como essa. Vai sobreviver? As pessoas continuarão a usá-lo? Será que terá o mesmo destino que o Orkut teve com a agressiva entrada do Facebook?
A se pensar…e a se acompanhar, claro!
Texto meu originalmente publicado no Blog Relações: http://blogrp.todomundorp.com.br/2016/08/snapgram-porque-o-instagram-se-aproximou-tanto-do-snapchat/