Sempre tive muita simpatia por empresas que abrem suas portas para que os consumidores, jornalistas e interessados a visitem. Desde a década de 80 que a Rhodia tem essa preocupação com o conceito de comunicação de mão dupla. Quando estava na faculdade, tive a oportunidade de visitar uma unidade da Kaiser. Também já fui à fábrica de chocolates Garoto, em Vila Velha/ES, Suzano de papéis e celulose e algumas outras. A sensação que a gente fica depois de conhecer como funcionam os bastidores é muito bacana. Ficamos com uma imagem positiva da organização e ainda passamos a ser, de alguma forma, embaixadores daquela empresa.
No último dia 14 de fevereiro, tive a oportunidade de conhecer a Cidade do Alimento, do McDonald´s Brasil. O complexo reúne uma fábrica de pães, um frigorífico que faz os hambúrgueres e ainda a empresa responsável pela logística de toda essa operação.
Éramos um grupo de 20 blogueiros, aproximadamente, com o intuito de conhecer os bastidores de uma das marcas mais queridas e favoritas de todo o mundo. A Arcos Dourados é a organização que administra os restaurantes do McDonald´s na América Latina, Caribe e México e movimenta mais de 4 milhões de clientes por dia, é a terceira maior empregadora da América Latina, tem mais de 600 restaurantes, 17 frigoríficos, 4 centros de distribuição e só em produtos, a empresa lida com mais de 160 itens.
A visita
A visita, que tem o nome do programa Portas Abertas, dura mais do que meio dia e tem início na Cidade do Alimento, em Osasco. Alessandra Ber, gerente de comunicação do Mc, fez uma apresentação da história da empresa e Gustavo Faria, gerente de qualidade, falou sobre os padrões seguidos pelos fornecedores. Uma prática que chamou a atenção foi a de Supplier Workplace Accountability que preza pelo bem estar até dos funcionários dos fornecedores.
Outra prática de qualidade é o cliente misterioso (veja o que significa aqui) que avalia qualidade, serviço e limpeza, além de atribuir uma nota ao restaurante avaliado e ao atendimento recebido. Essa nota vai compor a performance e o desempenho de cada um dos restaurantes e a possibilidade de melhoria é, portanto, contínua.
Na primeira parte que pudemos conhecer – FSB Foods, a capacidade da produção é de 45 mil pães por hora. Outro dado interessante é um projeto piloto que a empresa de logística Martin Brower está testando: usar o óleo usado para fritar batatas para abastecer os caminhões que levam ingredientes e produtos para os restaurantes. Por enquanto, são três veículos em teste. Na área em que são fabricados os hambúrgueres – Seara, ficamos sabendo que a produção gira em torno de 150 toneladas por dia. Até nos congeladores do armazém, entramos e pudemos notar o quanto tudo é organizado e pensado para oferecer ao consumidor produtos recentes e fresquinhos.
Alguns números que impressionam (2011):
- foram mais de 23 mil toneladas de carne bovina (e ainda tem gente que pensa em carne de minhoca. Faça-me o favor!
- mais de 7,4 mil toneladas de carne de frango
- quase 35 toneladas de batata
- 3,6 toneladas de alface
- 29 milhões de dúzias de pães
Eu, que já gostava da empresa por si só, fiquei ainda mais fã da marca e admirada com a coragem deles de abrirem as portas para nós, blogueiros. E o que tudo isso tem a ver com RP? Absolutamente tudo: trata-se de um programa de relacionamento com públicos de interesse para a empresa, com fins de aproximação, construção de imagem positiva, transformação da reputação (em caso negativo)…e o que tudo isso tem a ver com mídias sociais? Mais ainda! O público privilegiado nessa visita foram os formadores de opinião online que, certamente, gerarão conteúdo positivo para a marca, boas impressões junto às suas audiências e ainda criarão o gostinho de “quero mais” para quem ainda não foi.
Ia quase me esquecendo, ainda tivemos um almoço gourmet! O programa da nutricionista da empresa, Maria Luísa, denominado McGourmet descontrói produtos dos restaurantes e os transforma em pratos sensacionais. Veja algumas fotos da visita abaixo.
Muito bom