Ebook “Para Entender as Mídias Sociais” será lançado dia 25 de abril, segunda-feira próxima

abr 20 2011 Published by under Comunicação

Obra reúne 36 autores e terá download gratuito

Nos últimos dois meses, pesquisadores e profissionais de mídias sociais de diversas áreas reuniram-se, de modo voluntário, para a produção do ebook “Para Entender as Mídias Sociais”. O lançamento acontece no dia 25 de abril, segunda, às 17h, com a divulgação do link para download gratuito da obra nos sites:

http://paraentenderasmidiassociais.tumblr.com

http://paraentenderasmidiassociais.blogspot.com

Com o objetivo de estimular o debate em torno deste universo em plena ascensão, o livro é composto por artigos curtos, cada um deles abordando temas que atravessam as redes de relacionamento como Política, Educação, Celebridades, Jornalismo, Mobilidade, Relevância, Mercado de Agencias e tantos outros.

A publicação está dividida em 5 núcleos: Bases, sobre plataformas, linguagens, tecnologias e ambientes por onde as redes acontecem; Mercado, enfatizando assuntos ligados à comunicação e empresas; Redação, com foco ao uso das mídias sociais pelo jornalismo e seus desdobramentos; Persona, dedicado à cultura pop e seus sub-produtos e, por fim, Social, tocando em temas fundamentais para a sociedade que estão presentes de modo significativo nas redes de relacionamento.

 

O PROJETO

A iniciativa do projeto é da jornalista e mestre em comunicação Ana Brambilla, que assina a organização da obra. A publicação terá licença Creative Commons, sendo permitida a cópia e livre distribuição do ebook, desde que para fins não comerciais e com citação da fonte.

A capa do livro é criação do designer Rogério Fratin que, assim como os autores e a organizadora, fez todo o trabalho sem qualquer remuneração.

O modelo, conhecido como “flashbook”, é original do livro eletrônico “Para Entender a Internet”, promovido pelo pesquisador de mídias digitais Juliano Spyer, durante a Campus Party de 2009.

É o próprio Juliano Spyer quem assina o prefácio do livro, que conta, ainda, com apresentações de Edney Souza, sócio-fundador da agência Pólvora e da pesquisadora Raquel Recuero, autora do livro “Redes Sociais”.

Eu tenho a honra e o orgulho de ter um capítulo por lá também falando sobre universo corporativo e mídias sociais!

 

PRÓXIMOS PASSOS

Mais do que um ebook, “Para Entender a Internet” deve se tornar um projeto em constante progresso. Em compatibilidade ao modelo aberto das redes sociais, a iniciativa também deve dar espaço para outros profissionais e pesquisadores que tenham as mídias sociais como foco. Para isso, basta submeter uma proposta de artigo em um dos blogs acima citados. Os temas e textos serão avaliados com vistas à publicação de um segundo volume.

 

TEMAS E AUTORES – Mídias Sociais e…

 

NÚCLEO BASES

Mídias Sociais Conectadas e Social Machines /  Walter Lima

Orkut ou Facebook? /  Rafael Sbarai

A “Morte” dos Blogs /  Alexandre Inagaki

Design  / Rogerio Fratin

Mobilidade / Carril Fernando

Games /  Rafael Kenski

Social Media Day /  Caroline Andreis
NÚCLEO MERCADO

Mercado de Agências  / Gil Giardelli

Segmentação  / Guilherme Valadares

Marcas  / Eric Messa

Viralização /  Ian Black

Buzz /  Thiane Loureiro

Métricas e Avaliação de Resultados  / Ricardo Almeida

Universo Corporativo  / Carolina Terra

Mercado Editorial /  Nanni Rios
NÚCLEO REDAÇÃO

… Narrativas Digitais  / Pollyana Ferrari

… Jornalismo  / Ana Brambilla

… Coberturas Participativas  / Luciana Carvalho

… Relevância  / Rodrigo Martins

… Relacionamento com o Leitor  / Nívia Carvalho

… Tempo-Real no Jornalismo  / Barbara Nickel

… TV  / Filipe Speck

NÚCLEO PERSONA

Celebridades /  Ivan Guevara

Moda /  Gisele Ramos

Esportes  / Willian Araújo

Música / Katia Abreu

Fakes /  Jorge Rocha

… Narcisismo  / Susan Liesenberg

NÚCLEO SOCIAL

Política /  Marcelo Soares

Administrações Públicas  / Ivone Rocha

Questões Jurídicas /  Rony Vainzof

Mobilização Social   / Fernando Barreto

Educação  / Bianca Santana e Carolina Rossini

Movimento Hacker Rafael Gomes

… Classes Populares /  João Carlos Caribe

 

Acompanhe mais informações em @anabrambilla

No responses yet

Facebook Comentários

Deixe um Comentário