Acredito que tenhamos evoluído muito nos últimos tempos em RP em função da necessidade de transparência e de comunicação por parte das organizações.
Particularmente, penso que a tecnologia tenha contribuído enormemente para esse destaque da nossa profissão.
Por isso hoje, no #diadasRP, quero falar de RP 2.0.
Relações Públicas 2.0
Em entrevista à revista Bites (2008), Todd Defren, fundador da Shift Communications, quando questionado se a comunicação corporativa tradicional estaria fadada à morte, afirmou que sempre haverá a necessidade de RP tradicional na relação com a mídia clássica. E dá como exemplos a constante necessidade de gerenciamento de crises, divulgação de assuntos relevantes e entrevistas coletivas.
No entanto, Defren (IN BITES, 2008) atribui às mídias sociais a remodelação das técnicas e filosofias e o crescimento das interações diretas entre consumidores e transparência corporativa.
Defren também define as RP 2.0 como um novo tipo que tem como premissas a interação com os consumidores e transparência corporativa. Defren bem ilustra a sua posição:
(…) no mundo on-line, a marca está exposta. Suas ações, interações e reações (para não dizer também as faltas de ações) estão sendo assistidas, criticadas – e catalogadas para sempre pelo Google.
Um novo modelo de comunicação deve pressupor:
• Que as comunicações são diretas
• Que todo consumidor tem o poder de amplificar conteúdos, opiniões e experiências
• Que pessoas compram confiança, histórias contadas pelos fabricantes
• Velocidade. A internet criou novas expectativas. A organização deve se organizar em torno de velocidade.
• O movimento da cauda longa.
• Conexão entre pessoas.
• Que as grandes idéias são os produtos, não os anúncios.
• Que para ser interessante à audiência, é preciso fazer parte da tribo, criar comunidade.
• Que a empresa é uma líder que deve levar às pessoas ao movimento.
O artigo Mídias Sociais (2008, p.2) ressalta que nunca uma área ganhou tanta importância com a mídia gerada pelo consumidor quanto as Relações Públicas.
O conteúdo gerado pelo consumidor nas resenhas que produz em sites de comércio eletrônico, nos blogs e microblogs passa a ser mídia essencial na reputação de marcas, produtos e serviços e motor de estímulo do boca-a-boca.
Outro serviço que foi potencializado ou teve de se modificar em função do advento das mídias sociais foi o serviço de atendimento ao cliente. O ReclameAqui, um serviço on-line de reclamação, registra cerca de 600 mil visitas por mês, tem mais de 8.800 empresas e 360 mil usuários cadastrados.
Portanto, RPs, vivam as RP 2.0 e o #diadasRP.
Oi Carolina,
poxa, hoje realmente é um dia especial. Lendo o teu post, fiquei feliz ao perceber a sintonia que tenho com o que escrevestes. Amanhã defendo meu TCC em Relações Públicas e pretendo usar uma argumentação bem próxima a que tu usa. Alias, como havia te comentado no Twitter, usei teus artigos como referências para a construção do meu trabalho. Obrigado pela inspiração e Feliz Dia Nacional das Relações Públicas
Carol parabéns pelo post! Parabéns também pelo #diadoRP ou #diadasRP, espero que a web 2.0 continue trazendo oportunidades e mostrando a importância do profissional e da profissão de Relações Pùblicas.
Beijos
Amanda Meyer
http://www.adoramosfeedback.blogspot.com
Parabéns Carol!
Pelo dia do RP e pelo texto! Excelente. Tenho certeza o tempo de Social Media é o melhor momento da profissão de RP.
Um abração
@Anissyma
Olá, Carol!
Parabéns para você e para todos nós, relações públicas!
Penso também que com a web 2.0 o nosso trabalho ficou mais bem visto pelos outros profissionais, já que ficou perceptível a influência da opinião (individual ou coletiva) nas ações tomadas.
Como disse uma vez a profa. Sidinéia, é bom ver que nossa forma de pensar e agir com os públicos vem se disseminando!
Oi Carol, em primeiro lugar Parabéns pelo dia das Relações Públicas!
e parabéns pelo post, me interesso muito pelo tema TIC e comportamento do consumidor. Obrigada pelas suas importantes contribuições.
Abraço,
Priscila Borges
Gente, agradeço os comentários de vocês e gostaria de dizer que sinto um imenso orgulho de pertencer a essa comunidade de RPs engajados, ativos e conscientes do nosso papel. Não basta querer que nossa profissão seja bacana, temos que educar as organizações para isso e usar a rede pode ser uma boa saída! Abraços, Carol Terra
Carol,
como sempre, bom posicionamento sobre RP 2.0
Parabéns pelo nosso dia.
Oie Carol!
Primeiramente: Parabéns! Você sempre será meu exemplo de profissional! =D
Como sempre seu texto é sensacional! Acredito que o RP 2.0 veio pra ficar.
Levando para o lado esportivo, falta muita informação, são poucas empresas esportivas que estão cientes do que podem realizar, algumas só pensam em monitoramento e não olham pelo lado da interação, infelizmente. Mas acredito que esse quadro logo mais irá se reverter.
Se cuida e Parabéns novamente!
Bjs, Jé
Oi,Jéssica, concordo com vc de que ainda faltam informações em muitos campos de atuação das RP. Mas, cabe a nós disseminá-los e criá-los, onde não existem! Agradeço o comentário! Beijos, Carol.
#diadorp eba!
parabéns pelo nosso dia!
seus posts são sempre uma aula pra mim!
beijos.
ps: emdialogo responde ao rpalavreando: post feito!
http://emdialogo.blogspot.com/2009/12/eu-rp.html
com direito a uma breve referência a você! =D
Parabéns pelo nosso Dia Nacional das RPs!
Como sempre, ótimo post!
Abraço,
Danielly Pontes
Carol. Obrigado pela visita e comentário no blog.
E tá + do que provado a importânica das RP não só no 'meio tradicional', mas tb agora no 'online' e o teu texto exemplifica mt bem.
Feliz final de #diadorp
MATEUS
Olá Carol,
Que bom ver a sintonia entre os RPs no Brasil. Teu texto traz um foco muito interessante. Parabéns! Nos vemos pelas rede 2.0 ok…
Abraço,
Laise
Agradeço a todos que comentaram! E que essa ação de refletirmos não pare por aqui! Abraços.