Sabemos que a web e as mídias sociais trouxeram uma nova linguagem visual, comunicativa e de relacionamento entre organizações e seus públicos, clientes, interessados, fãs etc.
Uma das formas de maior sucesso e que atinge os usuários das redes são as imagens e, mais recentemente, os famosos e “da moda” infográficos.
Outras razões pelas quais os infográficos fazem sucesso são o seu apelo visual e as características de imediatismo, simplismo e reducionismo que nós, leitores e consumidores das mídias sociais, temos.
Os infográficos reúnem textos curtos, gráficos, imagens, dados e informações com grande potencial de compartilhamento.
Essa semana recebi três infográficos da Bauducco que utilizam essa linguagem para contar a história dos 60 anos da empresa, como se dá o processo de fabricação do panettone e o terceiro sobre as tradições do Natal. Os três estão integrados graficamente e trabalham informações curiosas, que despertam o interesse do leitor. Seria uma união entre o storytelling e um novo formato comunicacional?
Para ver os infográficos citados:
Uma história irresistível: http://bit.ly/VRKJSa
Como começa o melhor do Natal: http://bit.ly/VRLlav
Tradições Natalinas: http://bit.ly/VRLjzw
O celeiro dos infográficos tem sido o Pinterest. Para conhecer os que eu compartilhei, acesse: http://pinterest.com/carolterra/. Outra excelente fonte é o próprio Facebook.
E você o que acha do infográfico como estratégia de comunicação?
É sim um boa maneira de divulgar conhecimento e ainda mostrar ao mundo a marca de uma empresa.
O conteúdo audiovisual se mostra como tendência de sucesso na internet. Agradeço a visita e o comentário! Abs.